Serviços

Manutenção e Reforma de Compressores

Cuidados Importantes na hora de usar Compressores de Ar



Usados tanto na indústria quanto em obras de infraestrutura e edificações, os compressores de ar são responsáveis por acionar várias ferramentas pneumáticas como rompedores, furadeiras, mangotes, etc. Por sua versatilidade, é um dos equipamentos mais locados no segmento de construção. Há, porém, alguns cuidados que devem ser tomados para a sua utilização. Confira abaixo alguns deles e evite problemas com manutenção:

  1. A válvula de retenção dos compressores de ar é uma das peças essenciais para o seu funcionamento. Ela permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura. Dessa forma, é recomenda a limpeza da peça sempre antes de cada uso.
  2. O equipamento deve ser posicionado em local limpo e a pelo menos 30cm da parede, para facilitar a ventilação e evitar a contaminação do ar produzido.
  3. O filtro do compressor deve ser limpo três vezes por semana para evitar superaquecimento. O excesso de poeira também pode fazer com que o filtro perca sua eficiência.
  4. Confira se o equipamento não apresenta vazamento de óleo. Uma chama infiltrada no compressor pode provocar uma grande explosão.
  5. Em dias mais quentes, a pressão interna do tambor tende a ser maior. Se o compressor for operado próximo a equipamentos que produzem chamas, pode haver um grave acidente. Por isso, deixe o tambor longe de maçaricos e, de preferência, em locais abertos e arejados.
  6. Cheque se não há fissuras no equipamento. Os compressores de ar trabalham sob enorme pressão e a válvula de leitura deve ser sempre verificada na hora da operação. Pressões excessivas podem levar o tambor ou tubo a romper-se e até explodir.
  7. Verifique periodicamente o nível do óleo.
  8. Nunca mexa no equipamento sem ter absoluta certeza de que ele está desligado.
  9. Observe se o compressor desliga quando atinge a pressão máxima.
  10. O compressor deve sempre estar nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida.

 

Fonte : http://www.grupoorguel.com.br

Manutenção do compressor

Esta é uma tarefa importante dentro do setor industrial. É imprescindível seguir as instruções recomendadas pelo fabricante que, melhor do que ninguém, conhece os pontos vitais de manutenção.

Um plano semanal de manutenção será previsto, e nele será programada uma verificação no nível de lubrificação, nos lugares apropriados e, particularmente, nos mancais do compressor, motor e no carter.

Neste mesmo prazo será prevista a limpeza do filtro de ar e a verificação experimental da válvula de segurança, para comprovação do seu real funcionamento.

Será prevista também a verificação da tensão das correias. Periodicamente, será verificada a fixação do volante sobre o eixo de manivelas.

Considerações sobre irregularidades na compressão

Como na compressão o ar é aquecido, é normal um aquecimento do compressor. Porém, às vezes o aquecimento exagerado pode ser devido a uma das seguintes causas:

a) Falta de óleo no carter

b) Válvulas presas

c) Ventilação insuficiente

d) Válvulas sujas

e) Óleo do carter viscoso demais

f) Válvulas de recalque quebradas

g) Filtro de ar entupido

Em caso de "batidas" ou barulho anormal, observar os itens seguintes:

a) Carvão no pistão

b) Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistões

c) Jogo nos mancais das buchas no eixo das manivelas

d) Desgaste nos mancais principais

e) Válvulas mal assentadas

f) Volante solto

Se os períodos de funcionamento são mais longos que os normais, isto pode ser devido a:

a) Entupimento do filtro de ar

b) Perda de ar nas linhas

c) Válvulas sujas ou emperradas

d) Necessidade de maior capacidade de ar

 

Fonte: Tecnologia Pneumática Industrial-Parker Training

              Apostila M1001-1 BR

 

  Atendimento:
(19) 3435-6876 / 9 9136-1756 WhatsApp

Endereço:
Av Francisco Luiz Rasera, 298
B. Recanto Água Branca, Piracicaba - SP

E-mail:
contato@egbombasecompressores.com.br

          
 
 
       
Copyright © - EG Bombas e Compressores
Perfil Studio
     
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  1. A válvula de retenção dos compressores de ar é uma das peças essenciais para o seu funcionamento. Ela permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura. Dessa forma, é recomenda a limpeza da peça sempre antes de cada uso.
  2. O equipamento deve ser posicionado em local limpo e a pelo menos 30cm da parede, para facilitar a ventilação e evitar a contaminação do ar produzido.
  3. O filtro do compressor deve ser limpo três vezes por semana para evitar superaquecimento. O excesso de poeira também pode fazer com que o filtro perca sua eficiência.
  4. Confira se o equipamento não apresenta vazamento de óleo. Uma chama infiltrada no compressor pode provocar uma grande explosão.
  5. Em dias mais quentes, a pressão interna do tambor tende a ser maior. Se o compressor for operado próximo a equipamentos que produzem chamas, pode haver um grave acidente. Por isso, deixe o tambor longe de maçaricos e, de preferência, em locais abertos e arejados.
  6. Cheque se não há fissuras no equipamento. Os compressores de ar trabalham sob enorme pressão e a válvula de leitura deve ser sempre verificada na hora da operação. Pressões excessivas podem levar o tambor ou tubo a romper-se e até explodir.
  7. Verifique periodicamente o nível do óleo.
  8. Nunca mexa no equipamento sem ter absoluta certeza de que ele está desligado.
  9. Observe se o compressor desliga quando atinge a pressão máxima.
  10. O compressor deve sempre estar nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida.

 

Fonte : http://www.grupoorguel.com.br

Manutenção do compressor

Esta é uma tarefa importante dentro do setor industrial. É imprescindível seguir as instruções recomendadas pelo fabricante que, melhor do que ninguém, conhece os pontos vitais de manutenção.

Um plano semanal de manutenção será previsto, e nele será programada uma verificação no nível de lubrificação, nos lugares apropriados e, particularmente, nos mancais do compressor, motor e no carter.

Neste mesmo prazo será prevista a limpeza do filtro de ar e a verificação experimental da válvula de segurança, para comprovação do seu real funcionamento.

Será prevista também a verificação da tensão das correias. Periodicamente, será verificada a fixação do volante sobre o eixo de manivelas.

Considerações sobre irregularidades na compressão

Como na compressão o ar é aquecido, é normal um aquecimento do compressor. Porém, às vezes o aquecimento exagerado pode ser devido a uma das seguintes causas:

a) Falta de óleo no carter

b) Válvulas presas

c) Ventilação insuficiente

d) Válvulas sujas

e) Óleo do carter viscoso demais

f) Válvulas de recalque quebradas

g) Filtro de ar entupido

Em caso de "batidas" ou barulho anormal, observar os itens seguintes:

a) Carvão no pistão

b) Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistões

c) Jogo nos mancais das buchas no eixo das manivelas

d) Desgaste nos mancais principais

e) Válvulas mal assentadas

f) Volante solto

Se os períodos de funcionamento são mais longos que os normais, isto pode ser devido a:

a) Entupimento do filtro de ar

b) Perda de ar nas linhas

c) Válvulas sujas ou emperradas

d) Necessidade de maior capacidade de ar

 

Fonte: Tecnologia Pneumática Industrial-Parker Training

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Cuidados Importantes na hora de usar Compressores de Ar



Usados tanto na indústria quanto em obras de infraestrutura e edificações, os compressores de ar são responsáveis por acionar várias ferramentas pneumáticas como rompedores, furadeiras, mangotes, etc. Por sua versatilidade, é um dos equipamentos mais locados no segmento de construção. Há, porém, alguns cuidados que devem ser tomados para a sua utilização. Confira abaixo alguns deles e evite problemas com manutenção:

  1. A válvula de retenção dos compressores de ar é uma das peças essenciais para o seu funcionamento. Ela permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura. Dessa forma, é recomenda a limpeza da peça sempre antes de cada uso.
  2. O equipamento deve ser posicionado em local limpo e a pelo menos 30cm da parede, para facilitar a ventilação e evitar a contaminação do ar produzido.
  3. O filtro do compressor deve ser limpo três vezes por semana para evitar superaquecimento. O excesso de poeira também pode fazer com que o filtro perca sua eficiência.
  4. Confira se o equipamento não apresenta vazamento de óleo. Uma chama infiltrada no compressor pode provocar uma grande explosão.
  5. Em dias mais quentes, a pressão interna do tambor tende a ser maior. Se o compressor for operado próximo a equipamentos que produzem chamas, pode haver um grave acidente. Por isso, deixe o tambor longe de maçaricos e, de preferência, em locais abertos e arejados.
  6. Cheque se não há fissuras no equipamento. Os compressores de ar trabalham sob enorme pressão e a válvula de leitura deve ser sempre verificada na hora da operação. Pressões excessivas podem levar o tambor ou tubo a romper-se e até explodir.
  7. Verifique periodicamente o nível do óleo.
  8. Nunca mexa no equipamento sem ter absoluta certeza de que ele está desligado.
  9. Observe se o compressor desliga quando atinge a pressão máxima.
  10. O compressor deve sempre estar nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida.

 

Fonte : http://www.grupoorguel.com.br

Manutenção do compressor

Esta é uma tarefa importante dentro do setor industrial. É imprescindível seguir as instruções recomendadas pelo fabricante que, melhor do que ninguém, conhece os pontos vitais de manutenção.

Um plano semanal de manutenção será previsto, e nele será programada uma verificação no nível de lubrificação, nos lugares apropriados e, particularmente, nos mancais do compressor, motor e no carter.

Neste mesmo prazo será prevista a limpeza do filtro de ar e a verificação experimental da válvula de segurança, para comprovação do seu real funcionamento.

Será prevista também a verificação da tensão das correias. Periodicamente, será verificada a fixação do volante sobre o eixo de manivelas.

Considerações sobre irregularidades na compressão

Como na compressão o ar é aquecido, é normal um aquecimento do compressor. Porém, às vezes o aquecimento exagerado pode ser devido a uma das seguintes causas:

a) Falta de óleo no carter

b) Válvulas presas

c) Ventilação insuficiente

d) Válvulas sujas

e) Óleo do carter viscoso demais

f) Válvulas de recalque quebradas

g) Filtro de ar entupido

Em caso de "batidas" ou barulho anormal, observar os itens seguintes:

a) Carvão no pistão

b) Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistões

c) Jogo nos mancais das buchas no eixo das manivelas

d) Desgaste nos mancais principais

e) Válvulas mal assentadas

f) Volante solto

Se os períodos de funcionamento são mais longos que os normais, isto pode ser devido a:

a) Entupimento do filtro de ar

b) Perda de ar nas linhas

c) Válvulas sujas ou emperradas

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